TODAS AS MÚSICAS

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

IRA












 

No final dos anos 70, no outono da ditadura militar, Edgard Scandurra, fascinado pelo Punk Rock e, em busca desse som, ia a shows na periferia da cidade, para trocar informações com o pessoal. Foi então que Edgard e seu amigo Dino resolveram montar uma banda que tocasse Punk, sem esquecer de Led Zeppelin e Jimi Hendrix. Nascia aí o Suburbio.

Nessa época, Edgard estudava no Colégio Brasílio Machado, onde volta e meia topava com um sujeito esquisito, de apelido Nasi. Mesmo sem conhecê-lo, Edgard sentia simpatia pelo modo com que ele se vestia, e num desses encontros os dois acabaram se conhecendo, e ficando amigos.

Mais tarde, Edgard chamou o Nasi para participar do Suburbio, no festival interno do colégio Objetivo. Nessa época, o grande hit do Suburbio era Pobre Paulista, que mais tarde viraria um dos grandes hits do Ira!.

Em 1980, Edgard foi convocado para servir o exército, e foi lá onde Edgard iria compor N.B. (Núcleo Base), que por sua vez também viraria um grande hit do Ira! , um ano depois (em 1981), Nasi chamaria o amigo Edgard para tocar num show na PUC e ali surgiria o Ira, ainda sem exclamação, e com nome inspirado no Exército Republicano Irlandês. Completavam a formação o baterista Fabio Scatone, e o baixista Adilson.

Dois anos se passaram até que o produtor Pena Schimidt descobriu a banda, nessa época contando com Charles Gavin na bateria (mais tarde baterista dos Titãs) e Dino (velho companheiro do Subúrbio) no contrabaixo, e os levou até a gravadora Warner, onde o Ira gravaria seu primeiro compacto. O compacto contava com as músicas Gritos na Multidão e Pobre Paulista.

Em março de 1985, após trocar Dino por Ricardo Gaspa, e Charles Gavin pelo ex-titã André Jung, o Ira!, com ponto de exclamação, gravaria seu primeiro LP; "Mudança de Comportamento". O disco contava com 11 faixas, entre elas N.B. (Núcleo Base), Ninguém precisa de guerra, Longe de Tudo e Ninguém entende um mod.

No ano seguinte, com maior prestígio dentro e fora da gravadora, a banda lançaria seu segundo LP Vivendo e Não Aprendendo. O disco, lançado em Setembro, era sem dúvida uma obra prima. Vivendo e Não Aprendendo trazia grandes hits como Envelheço na Cidade, Vitrine Viva, Pobre Paulista e Gritos na Multidão, sendo as duas últimas gravadas ao vivo na Broadway em São Paulo.


O estouro do grupo se consolidou quando a música Flores em Você entrou na trilha sonora da novela "O Outro" da rede Globo. O disco chegaria a marca de 200 mil cópias vendidas. O grupo era aclamado pela mídia, e Edgard Scandurra, merecidamente escolhido pela revista Bizz como o melhor guitarrista brasileiro. Edgard, um canhoto sui generis por não inverter as cordas da guitarra, tocava com grande velocidade e perícia a ponto de impressionar todos seus companheiros da era do Brock.

Quatro meses depois, a banda ressurgiria com o lançamento do álbum "Psicoacústica", que contava com um instrumental afiadíssimo. Dentre as oito longas faixas estavam a balada Rubro Zorro, Manhãs de Domingo, Farto de Rock 'n' Roll, e um rap de roda Advogado do Diabo. O disco se tornaria a obra "cult" do Ira!.

No caminho para o quarto disco, Edgard Scandurra gravou um disco solo chamado "Amigos Invisíveis", onde tocava todos os instrumentos. O próximo disco do Ira!, chamado "Clandestino", trazia fortes influências do Cinema Novo que produziria bons momentos como Nasci em 62, Melissa (com a participação especial de Paulo-Bandido da Luz Vermelha-Villaça), Cabeças Quentes e Consciencia Limpa.

Um surto de renovação e criatividade resultaria no disco "Meninos da Rua Paulo". O entusiasmo da banda ao cantar versos de Raul Seixas para Lucy in the Sky with Diamonds, de Lennon e McCartney, com o título em português de Você Ainda Pode Sonhar era um dos grandes momentos do disco.

Em 1993 Nasi lança o primeiro disco solo com o projeto paralelo Nasi e os Irmãos do Blues, trabalho este voltado para o rhythm‘n‘ blues.

Em 1994, o grupo lançou o sexto disco "Música Calma para Pessoas Nervosas", obra que viria encerrar um ciclo do Ira! junto à Warner . Esse disco, autoproduzido pelo grupo, teve como destaque a música Arrastão.

Em 1995, já em outra gravadora (a Paradoxx), o grupo lançou o disco "7" que contava com uma faixa em CD-ROM, e grandes composições como Você não serve pra mim, e Assim que me querem. Como faixa bônus, Nasci em 62, tirada de um show onde Nasi e Arnaldo Antunes detonam nos vocais. O álbum foi gravado logo após uma turnê de quatro shows no Japão que culminaram com uma apresentação antológica no Club Cittá, templo do Rock no Japão.

No final de 96, Edgard lançou seu segundo disco solo "Benzina", mesclando o rock clássico, já presente no Ira!, com novas tendências musicais como o techno e o rave music, fazendo uma inteligente e inspirada fusão de sua herança rock com a música eletrônica. O disco foi produzido por Mitar Subotic, e conta com Andrei Ivanovic no baixo, Denis Seres na bateria, Marisol na voz e, é claro, Edgard na guitarra e voz.

Em maio de 1998, o Ira! lança o ousado "Você Não Sabe Quem Eu Sou", álbum que incorpora algo da atitude criativa de "Psicoacústica" ao fazer do estúdio um laboratório para a criação de arranjos surpreendentes e inusitados, o disco viria receber o prêmio de "Melhor Produção de Rock" da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), além pelo país.

Deixando a gravadora Paradoxx, o Ira! desenvolve o embrião do que viria a ser seu nono disco ao produzir um CD demo, baseado na interpretação de outros autores, que acabaria por conduzir o grupo para a Abril Music.

Em novembro de 1999 o Ira! lança o aclamado "Isso É Amor", CD que rapidamente ganharia as rádios e o prestígio de crítica levando o Ira! a ser considerado pela APCA "O Melhor Grupo de Música Popular de 1999"!


2000. A banda Ira! Lança o "Ao Vivo MTV" gravado no Memorial da América Latina, em comemoração aos vinte anos de uma invejável carreira de sucesso. No "track list" não faltam grandes clássicos como "Tolices", "Envelheço na Cidade", "É assim que me querem" e "Flores em você".
Seguido desse grande sucesso de vendagem (cerca de 160.000 cópias em cd e mais de 21.000 em DVD), o Ira! Apresenta-se no Rock In Rio 03 para 250.000 pessoas, o recorde de público do Festival. Com certeza um dos momentos mais marcantes na carreira da banda e para os fãs que presenciaram. Ainda no ano 2000 Ricardo Gaspa lança seu projeto paralelo de surf music "
Huntington Bitches".


Em 2001 o grupo lança “Entre Seus Rins”, apenas com músicas inéditas, este cd mostra um Ira! cada vez mais maduro, porém, sem perder o ar juvenil e reflexivo da banda. A Faixa "Um homem só" é a prova da criatividade e trajetória desses músicos, pois traz em uma só música diversos elementos que vão do flamenco ao Rock psicodélico.

2004 mais um sucesso, o lançamento do “Acústico MTV”, com CD e DVD, que além dos ‘hits’ trouxe quatro faixas inéditas e fez jus a canções ótimas, mas desconhecidas do grande público. Representantes de três gerações diferentes participaram da gravação: Paralamas do Sucesso, Samuel Rosa e Pitty.

2007 o Ira! Retorna ao rock clássico com o CD e DVD “Invisível DJ” 14º disco e 4º vídeo com a produção de Rick Bonadio e aposta num som dançante nas primeiras faixas e surpreende em músicas como “Mariana Foi pro Mar”, tocada ao som de violão numa levada sessentista, ao todo o disco contém 12 faixas que mesclam rock e baladas com direito a clássico, como a regravação de Feito Gente, composta por Walter Franco na década de 70.

No Inicio de setembro de 2007, após brigas com o irmão e empresário Airton Valadão, Nasi retirou-se da banda (indeterminadamente), antes do Ira! entrar de ferias, algo previsto para 2008.
Em novembro de 2007, o guitarrista da banda, Edgard Scandurra anuncia através de uma conta do site Orkut, que a banda Ira! estava findada e que os membros restantes estariam agora com uma banda nova. Nessa banda a formação seria a mesma do grupo Ira!, exceto o vocal que seria assumido pelo guitarrista Edgard. O nome da banda seria Trio.
Porém o projeto foi cancelado antes mesmo de acontecer, conforme informou o baterista Andre Jung, no mês de fevereiro de 2008.
Com isso os ex-integrantes do Ira! assumiram totalmente seus projetos, até então, paralelos.









Invisível DJ: 2007
01. Invisível DJ
02. Sem Saber pra onde Ir
03. Eu Vou Tentar
04. Mariana Foi pro Mar
05. Não Basta o Perdão
06. Culto de Amor
07. Feito Gente
08. Tudo de Mim
09. No Universo Dos Seus Olhos
10. A Saga
11. O Candidato
12. La Luna Llena
IRA! Acústico MTV : 2004
01 Pra ficar comigo (Train Vain)
02. O Girassol
03. Flerte Fatal
04. Dias de Luta
05. Tarde Vazia
06. 15 anos
07. Rubro Zorro
08. Flores em você
09. Eu quero sempre mais
10. Poço de sensibilidade
11. Por amor
12. Ciganos
13. Boneca de Cera
14. Tanto quanto eu
15. Envelheço na cidade
16. Núcleo Base
Entre Seus Rins: 2001
01. O bom e velho Rock n'Roll
02. Entre seus rins
03. Milhas e milhas
04. Naftalina
05. Superficial
06. Para ser humano
07. Homem de neanderthal
08. Um homem só
09. Mistério
10. Pecado
11. O tempo
12. A vida por um fio
MTV Ao Vivo: 2000
01. Gritos na multidão
02. Dias de luta
03. Longe de tudo
04. É assim que me querem
05. Como os ponteiros de um relógio
06. Superficial (Como um espinho)
07. Mudança de comportamento
08. Coração
09. Vida passageira
10. Flores em você
11. Receita para se fazer um herói
12. Logo de cara
13. Tolices
14. Um dia como hoje
15. Envelheço na cidade
Isso É Amor: 1999
01. Bebendo vinho
02. Teorema
03. O telefone
04. Chorando no campo
05. Flash-back
06. Um girassol da cor de seu cabelo
07. Mudança de comportamento
08. O que me importa
09. Jorge maravilha
10. Abraços e brigas
11. A vida tem dessas coisas
12. Alegria de viver
13. Minha gente amiga
Você Não Sabe Quem Eu Sou: 1998
01. Às vezes de vez em quando
02. Correnteza
03. Miss Lexotan 6 mg. garota
04. Vou me encontrar
05. Eu não sei
06. Tantas nuvens
07. Nada além
08. Descendo o Mississipe
09. Liquidação de verão
10. Você não sabe quem eu sou
11. A natureza sobre nós
7 (Sete): 1996
01. Na minha mente
02. Me perco nesse tempo
03. É assim que me querem
04. Que fim levou Paris..!
05. Você não serve pra mim
06. Haiô Silver! 12 - Nasci em 62
07. Eu quero sempre mais
08. O girassol
09. Te odeio (isso é o amor)
10. Difícil é viver
11. House of the rising sun
Música Calma Para Pessoas Nervosas: 1993
01. Arrastão
02. Pai nosso da Terra
03. She smiled sweetly
04. Campos, praias e paixões
05. Perigo
06. O homem é esperto, mas a morte é mais
07. Balada triste
08. Fado de minh'alma
09. U.T.I.
Meninos da Rua Paulo: 1991
01. Rua Paulo
02. Imagens de você
03. Amor impossível
04. O tolo dos tolos
05. O ladrão era eu
06. A Etiópia e meus problemas
07. Você ainda pode sonhar
08. Um dia como hoje
09. Prisão das ruas
10. Cavalos selvagens
11. Não matarás
12. Os meninos da Rua Paulo
Clandestino: 1989
01. Melissa
02. Tarde vazia
03. Efeito bumerangue
04. Boneca de cera
05. Cabeças quentes
06. O dia, a semana, o mês
07. Patroa
08. Consciência limpa
09. Clandestino
10. Nasci em 62
Psicoacústica: 1988
01. Rubro Zorro
02. Manhãs de domingo
03. Poder, sorriso, fama
04. Receita para se fazer um herói
05. Pegue essa arma
06. Farto do rock n'roll
07. Advogado do Diabo
08. Mesmo distante
Vivendo e Não Aprendendo: 1986
01. Envelheço Na Cidade
02. Casa De Papel
03. Dias De Luta
04. Tanto Quanto Eu
05. Vitrine Viva
06. Flores Em Você
07. Quinze Anos
08. Nas Ruas
09. Gritos Na Multidão
10. Pobre Paulista
Mudança de Comportamento: 1985
01. Longe de tudo
02. Núcleo base
03. Mudança de comportamento
04. Tolices
05. Coração
06. Saída
07. Ninguém precisa da guerra
08. Por trás de um sorriso
09. Como os ponteiros de um relógio
10. Sonhar com que?
11. Ninguém entende um mod!
IRA (vinil compacto): 1983
01. Pobre Paulista
02. Gritos na Multidão









Nenhum comentário:

Postar um comentário