TODAS AS MÚSICAS

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

GILBERTO GIL









 
Gilberto Passos Gil Moreira nasceu em Salvador, no dia 26 de junho de 1942. Passou sua infância na pequena cidade de Ituaçu e sua vocação musical despertou cedo, aos três anos de idade já manifestava o desejo de ser músico, fascinado pelos grandes sucessos das rádios do Rio de Janeiro e as tantas matizes da música local. Em 1952 Gil vai estudar em Salvador no Colégio dos Irmãos Maristas e aproveita para matricular-se em uma escola de acordeom.

Na capital é muito influenciado pela música de Dorival Caymmi. Aos 18 anos de idade forma com amigos o conjunto “Os Desafinados”, onde reveza no acordeom e vibrafone.

No final dos anos 50 a bossa nova começa a revolucionar a música brasileira. No rádio, Gil escuta o cantor e violonista baiano João Gilberto, e o efeito da batida de João no ouvido de Gil é decisivo. Ele logo abandona o acordeom e passa a tocar violão. No início da década de 60 já se aventura nas primeiras composições. Na mesma época, fazia jingles, cantava na TV local e cursava Administração de Empresas na Universidade da Bahia.

Em 1962 ele tem, pela primeira vez, uma música gravada: “Bem devagar”, com o conjunto vocal As Três Baianas. Na televisão, no início de 1966, passa a se destacar em “O Fino da Bossa”, programa da TV Record apresentado pela cantora Elis Regina, que consagra a sua composição “Louvação”. Nascia um novo e grande compositor popular brasileiro, que consolidou parcerias com os maiores nomes da MPB, particularmente com Caetano Veloso.

Gil e Caetano revolucionam, com o Tropicalismo, toda a música popular brasileira, com composições mais engajadas e políticas, ao contrário da ingenuidade que a jovem guarda passava para a juventude de então. Em 1969 foi exilado, juntamente com Caetano, devido a convicções políticas discordantes dos então ditadores de plantão.

Os vinte anos de carreira foram comemorados num grande evento organizado pelo poeta Waly Salomão. “Gil, 20 anos-luz” realizou-se em uma semana de espetáculos, debates, filmes, leituras e performances, com participação dos maiores nomes da MPB e do rock brasileiro da época. No mesmo ano, 1985, participou do primeiro Rock in Rio.

No ano de seu 50º aniversário, lança o disco “Parabolicamará”. No ano seguinte, “Gilberto Gil unplugged” é lançado com sucesso e apresentações pelo Brasil, Estados Unidos e Europa.

Em 1996, apresentações no festival Hollyood Rock fizeram parte de sua agenda. Em 1997, mais um lançamento, desta vez o CD duplo “Quanta” e mais uma longa temporada de sucesso pelo Brasil e exterior. Seu prestígio e reconhecimento o leva a receber, em 1999, a estatueta do Grammy de World Music.

As atividades deste baiano são intensas e, entre participação em CDs de outros músicos, filmes, carnavais e shows, vem o Rock in Rio III. Em 2002 inicia nova turnê com o lançamento do álbum “Kaya n’gan daya”, gravado na Jamaica.

Suas trajetórias, musical e política, correram paralelas por toda a sua carreira. Em 1979, Gil tornou-se o primeiro negro a integrar o Conselho de Cultura do Estado da Bahia e, daí em diante, sua vocação política não mais o abandonou, culminando com a nomeação para o cargo de ministro da cultura, com a posse do governo Lula, em 2003. No mesmo ano, Gil recebe o prêmio de personalidade de 2003 no Grammy Latino, em Miami, nos Estados Unidos.

Apesar dos compromissos ministeriais, Gilberto Gil participa do Rock in Rio Lisboa e lança, em 2004, o CD e DVD “Eletroacústico”. É preciso fôlego para acompanhar nosso talentoso ministro.


Gilberto Gil e BaianaSystem lançam disco com registro do show que fizeram  juntos em Salvador | Blog do Mauro Ferreira | G1






Gil Baiana Ao Vivo em Salvador – Gilberto Gil & Baiana System

GIL Trilha Sonora Grupo Corpo

OK OK OK

Trinca de Ases

Caetano Veloso e Gilberto Gil – Dois Amigos, Um Século de Música

Gilbertos Samba Ao Vivo

Gilbertos Samba

Concerto de cordas & máquinas de ritmo

Especial Ivete Gil Caetano

Fé na festa ao vivo

Fé na festa

BandaDois

Banda larga cordel

Gil Luminoso

Balé de Berlim

Eletracústico

Kaya N’Gan Daya ao vivo

Kaya N’Gan Daya

It’s good to be alive (anos 90) – caixa Palco

To be alive is good (anos 80) – caixa Palco

São João Vivo

Gil & Milton

As canções de Eu, Tu, Eles

O sol de Oslo

Balé da Bola (Copa 98)

Quanta gente veio ver

Quanta

Z: 300 anos de Zumbi

Gilberto Gil Unplugged

Tropicália 2

Parabolicamará

O eterno Deus Mudança

Um trem para as estrelas

Soy loco por ti, América

Ao vivo em Tóquio

Gilberto Gil em concerto

Dia Dorim Noite Neon

Raça humana

Quilombo

Extra

Um Banda Um

Brasil

A gente precisa ver o luar

Nightingale

Realce

Gilberto Gil ao vivo em Montreux

Antologia Samba-Choro

Refestança

Refavela

Doces Bárbaros

Satisfação

O Viramundo

Gil Jorge Ogum Xangô

Refazenda

Temporada de verão

Gilberto Gil ao vivo

Ao Vivo na USP

Umeboshi Ao Vivo

Cidade do Salvador

Back in Bahia Ao Vivo

Expresso 2222

Barra 69

Live in London 71 – CD duplo

Gilberto Gil, 1971

Brasil Ano 2000

Copacabana Mon Amour

Gilberto Gil, 1969

Tropicália ou Panis et Circensis

Gilberto Gil, 1968

Louvação

Salvador, 1962-1963

Retirante




Nenhum comentário:

Postar um comentário