TODAS AS MÚSICAS

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

ZIZI POSSI




















Zizi Possi - Esquece e Vem - YouTube






ZIZI POSSI - 10 SUCESSOS - YouTube






Zizi Possi ou Maria Izildinha é neta e bisneta de italianos. Esta paulistana do Brás nasceu em 28 de março de 1956 e começou a estudar piano bem cedo, aos 5 anos de idade. Dada a rapidez com que aprendia, mudou de professores e métodos muito rapidamente.

Aos 18 anos foi morar com o irmão mais velho em Salvador, onde ficava a Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, considerada a melhor da América Latina na época. Nesta escola cursou Composição e Regência durante 2 anos.

Ainda em Salvador foi professora de música em um projeto de reestruturação social e arquitetônica do Pelourinho, trabalhou em várias peças teatrais e musicais, onde interpretava, cantava e compunha algumas das trilhas. Gravou também alguns jingles para Alcivando Luz, músico e produtor de publicidde e participou de especiais da tv local.

Em 1977 Roberto Menescal, na época diretor artístico da gravadora Philips, assiste Zizi Possi pela primeira vez, em um programa piloto de TV. No ano seguinte, já no Rio de Janeiro, Zizi Possi assina com a gravadora e lança ´Flor do Mal´, seu primeiro LP.

Dois anos depois, consolida-se como cantora popular através de sucessos como ‘Pedaço de Mim’ (que gravou em 78 a convite de Chico Buarque), ‘Nunca’, ‘Meu Amigo, Meu Herói’, ‘Asa Morena’, ‘O Amor Vem Pra Cada Um’ (versão de ‘The Love Come To Everyone’, de George Harrison), ´Caminhos de Sol´, ‘Perigo’, ‘A Paz’, ‘Esquece e Vem’, entre outras.

No início dos anos 90, Zizi dá uma guinada na vida pessoal e profissional, volta a São Paulo, rompe com sua gravadora e parte para um novo desafio, reconhecido posteriormente como um divisor de águas em sua carreira. Concebe, arranja e interpreta três trabalhos em um formato inusitado na época, mas muito conhecido hoje: o tal acústico. ‘Sobre Todas as Coisas’, ‘Valsa Brasileira’ e ‘Mais Simples’ são considerados obras-primas e marcam definitivamente a carreira de Zizi e a música popular brasileira.

Em 1997 surge a proposta de gravar um CD em italiano (‘Per Amore’) de estrondoso sucesso, aplaudido pela crítica e pelo público. No ano seguinte, Zizi lança o CD ‘Passione’, considerado continuação do enorme sucesso ‘Per Amore’. Juntos, esse dois álbuns vendem mais de 1 milhão de cópias.

O disco seguinte ‘Puro Prazer’ (1999), interpretado só com voz e piano, foi indicado ao Grammy Latino em 3 categorias e, embora não tenha sido divulgado à altura, vendeu mais de 100.000 cópias em menos de 30 dias.

Em 2002, a pedido do presidente da gravadora Universal Music, Zizi lança o disco ‘Bossa’ no qual coloca a bossa nos ritmos e canções onde percebia que ela já existia como, por exemplo, Yesterday dos Beatles. Neste disco Zizi também dá sua assinatura para a música de Bebel Gilberto, Cazuza e Dé "Preciso dizer que te amo".

Neste mesmo ano, decepcionada com a gravadora e já prevendo uma modificação irreversível no mercado musical, Zizi rompe com a Universal Music e decide permanecer desligada de contratos. Em decorrência de problemas pessoais, Zizi entra em um processo de depressão que dura 3 anos.

Em 2005 é convidada a preparar um repertório totalmente em inglês para apresentar no palco da Bourbon Street, casa de música americana em São Paulo. Passeando pela música norte-americana sem fronteiras de tempo ou de estilo, apenas norteada pelo seu senso estético musical, Zizi Possi e seu maestro e músico Jether Garotti Jr., mergulham durante três semanas e submergem com um novo show/concerto, que viria a ser o embrião de seu 18º disco: ‘Para inglês ver... e ouvir’.

O show, primeiro disco ao vivo de Zizi Possi, foi registrado em CD e DVD sob a direção de José Possi Neto e produção de Manoel Poladian, e lançado em dezembro do mesmo ano.

O ano de 2008 é brindado por uma temporada de 3 meses na casa de shows paulistana TOM JAZZ para celebrar os 30 anos de carreira de Zizi Possi. Dirigidos por José Possi Neto, os shows apresentaram repertórios diferentes e convidados como Ana Carolina, Edu Lobo, João Bosco, Ivan Lins, Alceu Valença, Alcione, Eduardo Dussek, entre outros.

A celebração se transformou em dois DVDs, Cantos e Contos 1 e 2, lançados em 2010 pela gravadora Biscoito Fino e também no novo show de Zizi Possi, que incorpora repertório inédito em sua voz com alguns dos grandes sucessos que pontuaram sua brilhante carreira.







O Mar Me Leva
2016





Tudo Se Transformou
2014





Para Inglês Ver...E Ouvir
2005





Bossa
2001




Puro Prazer
1999





Passione
Zizi Possi - Passione1988





Per Amore
1997





Mais Simples
1996





Valsa Brasileira
1993





Sobre Todas As Coisas
1991





Estrebucha Baby
1989





Amor e Música
1987






Zizi
1986





Dê Um Rolê
1983






Pra Sempre e Mais Um Dia
1983





Asa Morena
1982





Um Minuto Além
1981






Zizi Possi
1980





Pedaco de Mim
1979





Flor do Mal
1978


Nenhum comentário:

Postar um comentário