TODAS AS MÚSICAS

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

CHIC






A historia da banda começa em 1970 quando Nile Rodgers e Bernard Edwards se conhecem a acabam por formar uma banda de rock chamada The Boys que posteriormente mudou o nome para Big Apple, nas foram impedidos pelos fato de serem negros. Então, em 1976, eles juntam-se ao ex-percussionista das bandas Labelle e Ecstacy, Passion & Pain Tony Thompson e começam a tocar inicialmente como um trio.
Mas a banda precisava de um vocalista e, no mesmo ano, Norma Jean entre na banda e juntos em 1977 lançam o álbum de estréia. O álbum de estréia foi puro sucesso trazendo canções disco como Dance Dance Dance (Yowsah Yowsah Yowsah) e Everybory Dance. O álbum rendeu à banda logo de cara um disco de ouro.
Logo após o disco de estréia, Nile e Bernard (os "cabeças" da banda) começam a preparar o disco solo de Norma. O disco foi lançado no mesmo ano com o nome de Norma Jean e trouxe o sucesso dançante Saturday. Ao sair da banda, Norma indicou sua amiga Luci Martin para ser a nova vocalista, mas antes de sair da banda Norma participou do histórico disco We Are Family, do quarteto Sister Sledge, que era produzido por Nile e Bernard.
Com a saída de Norma, Luci Martin foi admitida na banda, mas não como vocalista e sim como back up, pois a vocalista Alfa Anderson, que havia trabalhado com a banda no disco de estréia, ganhou o honrado posto.
No mesmo ano de 1978, a banda já com Alfa nos vocais, lança um obra-prima da Disco Music, o álbum C’est Chic, que ganha o disco duplo de platina e traz inesquecíveis canções como I Want Your Love e a imortal Le Freak (maior Hit da banda).
O sucesso foi tanto que ate hoje o disco é o mais vendido da gravadora Atlantic (hoje Warner) com quase 7 milhões de cópias na época. No ano seguinte mais um imenso sucesso, o álbum Risque, que trouxe átona canções eternas como My Feet Keep Dancing, My Forbidden Lover e a grandiosa Good Times, esta última que influenciou a maioria das bandas de disco e funk da época, alem de ter servido como base para as primeiras musicas de Hip Hop. O chic é considerada a maior e melhor banda de Disco de todos os tempos, fora seus álbuns, Nile e Bernard produziram artistas como Sister Sledge, Sheila B. Devotion, Madonna, David Bowie's e Dianna Ross. Alem de influenciarem bandas como a Sugar Hill Gang's, Madonna em especial de os seus hits Holiday, Into To The Groove, Like A Virgin e Erótica a dupla Nile e Bernard, alem da banda Change ser considera (Chic Jr).
Na década de 1980, com a queda da Disco Music, a banda lutou para manter músicas nas paradas e fazer com que seus álbuns vendessem, o fraco sucesso e as baixas vendas levaram ao fim da banda em 1985. Porém, em 1992, a banda se juntou novamente e lançaram o álbum Chic-Ism com a canção Chic Mystique, aclamada pelo público e crítica, levando a banda a uma nova turnê mundial como nos velhos tempos. No mesmo ano, Nile recebeu o titulo de Top Productor World, foi incluído no Hall da Fama dos compositores, mas infelizmente, no dia 18 de abril de 1996 seu eterno parceiro, Bernard Edwards, morreu, vítima de pneumonia aos 43 anos. Mesmo sem ele, a banda continuou com os shows e, em 2003, foi a vez de Thompson, vitima de câncer nos rins no dia 12 de novembro, aos 48 anos.

Discografia:


  1977 - CHIC
  1978 - C'EST CHIC
  1979 - RISQUÉ
  1980 - REAL PEOPLE
  1981 - TAKE IT OFF
  11982 - SOUP FOR ONE
  1982 - TONGUE IN CHIC
  1983 - BILIEVER
  1992 - CHIC ISM




           LE  FREAK


GOOD TIMES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.