TODAS AS MÚSICAS

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

DEXYS MIDNIGHT RUNNERS


















Dexys Midnight Runners é uma banda formada no início dos anos 80, cuja principal figura é o vocalista Kevin Rowland.

O grupo lançou três albuns e em cada um deles apresentava uma formação diferente, mantendo apenas o trombonista além do vocalista fundador (a dupla também era responsável pela co-autoria da maioria das canções). O termos “Dexys” é uma abreviatura da substância dexedrina.

O primeiro álbum, Searching for the young soul rebels, apresentava uma vigorosa releitura do Soul do estilo da extinta gravadora STAXX, com destaque para a sessão de metais, apesar de seu som anacrônico. Influenciados por, entre outros, Aretha Franklin e Otis Redding, os Dexys viram o hit Geno (em homenagem ao soulman Geno Washington) chegar aos topos da parada.

Brigas e discussões, aliadas ao forte temperamento de Kevin, levaram à dissolução da primeira formação e a um novo time de músicos. O viual de jovens da classe operária - idéia tirada do filme Mean Streets (no Brasil, “Caminhos Perigosos”), de Martin Scorsese, deu lugar a um figurino cigano de macacões e boinas. Com a adição de um duo de violinos e banjo, o álbum Too-rye-eye conquistou o mundo com o sucesso Come On Eileen. A influência, desta vez, era o bardo Van Morrison, de quem o grupo regrava Jackie Wilson Said (I’m in Heaven When You Smile).

Don’t stand me down, o último álbum nos anos 80, trazia canções longas e mais sofisticadas. Longos diálogos entre Kevin e o guitarrista (What’s she like?), canções melancólicas sobre a juventude (Reminisce Part II) e declarações de amor (Listen to This e The Waltz) permeiam o que talvez seja o melhor disco do grupo, mesmo com a ausência de um hit, fato que levou este álbum a ser considerado um lost record, uma pérola perdida e redescoberta ao longo dos anos.

Após a dissolução desta formação, Kevin enfrentou problemas com drogas e foi à bancarrota. Tentou uma carreira solo, lançando dois discos esparsos (The Wanderer e My Beauty), ambos fracasso de público e crítica. O segundo, diz a lenda, vendeu menos de 500 cópias.

Em 2003, Kevin remontou o grupo e produziu duas canções novas: Manhood e My Life in England (Part I). Mesmo sem o brilho das formações anteriores e com um repertório basicamente de músicas antigas, a nova formação alcançou um grande sucesso de público em sua turnê europeia.





discography-022-Searching-For-The-Young-Soul-Rebels.jpg1980



discography-023-Too-Rye-Ay.jpg1982



discography-024-Geno.jpg1983




discography-025-Dont-Stand-Me-Down.jpg1985




discography-026-The-Wanderer.jpg1988




discography-027-The-Very-Best-Of.jpg1991




discography-028-BBC-Radio-One-Live-In-Concert.jpg1993




discography-029-1980-1982-The-Radio-One-Sessions.jpg1995




Because-of-You.jpg1993




discography-031-It-Was-Like-This.jpg1996




Masters-Series.jpg1996




discography-032-My-Beauty.jpg1999





discography-036-Lets-Make-This-Precious.jpg2003




PPRCD.jpg2007




The-Collection_bmp.jpg




Soar.jpg2012




Live_At_The_Royal_Court.jpg2012




Nowhere_Is_Home_CD.jpg2014








Nenhum comentário:

Postar um comentário