TODAS AS MÚSICAS

domingo, 17 de outubro de 2010

RITA LEE










Filha de Charles Jones e Romilda Padula, ele descendente de imigrantes americanos e ela italiana, fruto do que se costumava chamar "salada paulista", nasceu Rita Lee Jones no último dia do ano de 1947. Assim como suas irmãs mais velhas, Mary e Virginia, recebeu o nome Lee em homenagem ao famoso General Lee.
Rita sempre mostrou interesse pela música. Fugindo da rigidez imposta pelo pai, deliciava-se com polcas e clássicos ligeiros que saíam do piano da mãe. Brincando, juntava-se às irmãs para formar trios vocais, embora entrasse em pânico nos recitais que sua professora de piano Madalena Tagliaferro promovia.
Na adolescência, Rita se trancava no quarto já de pijama, pronta para dormir. O que a família não sabia era que ela pulava a janela para apresentar-se tocando bateria em festas de escola. Em uma dessas escapadas, porém, teve crise de apendicite aguda, sua família foi chamada pela direção e a descoberta, inevitável. Apenas um dos muitos sustos que viriam a seguir. O maior foi quando pediu ao pai uma bateria Caramuru ao invés do tradicional baile de formatura, sonho de onze entre dez adolescentes da época.
Mamutes Mutantes
Rita participava de um conjunto ao lado de mais duas amigas quando, em meados dos anos 60, conheceu a turma de um garoto dentuço da Pompéia. Elas, boas de vocais e fracas de acompanhamento. Eles, muito bons músicos, porém, fracos no vocal. A junção, quase natural, deu origem ao O'Seis, que chegou a gravar a música "O Suicida" em um compacto nunca lançado. Logo depois, aconteceram algumas baixas, e Rita ficou como a única garota ao lado dos irmãos Sérgio e Arnaldo Baptista, trio que receberia o nome de Os Mutantes.
Em 1966, estavam em estúdio fazendo os backings para Nana Caymmi em Bom dia, quando, no intervalo, conheceram o marido da cantora, que logo os desafiou a um duelo. No fim de uma tarde de improvisos e afinidades, receberam o convite para acompanhá-lo no festival que estava sendo preparado para o ano seguinte.
Gilberto Gil e Os Mutantes ganharam o segundo lugar com "Domingo no Parque" no III Festival da Música Popular Brasileira na TV Record, o mesmo em que Caetano apresentou a sua "Alegria Alegria", ficando em quarto. O público não entendeu muito bem a mistura das guitarras elétricas dos Mutantes com o violão de Gil e orquestra regida por Rogério Duprat. Era a Tropicália mostrando seus primeiros passos e recebendo suas primeiras vaias.
Ainda em 1967, participaram do disco-manifesto "Tropicália ou Panis et Circensis" ao lado de Gil, Caetano, Gal Costa, Tom Zé e Nara Leão, entre outros. Assinaram contrato com a Philips (atual PolyGram) e, já no ano seguinte, lançaram o primeiro disco do grupo.
Os Mutantes ficaram logo conhecidos por sua irreverência e deboche. No festival de 69, Rita vestia-se de noiva grávida entre os dois irmãos, de toureiros. No final, apareceu, ainda, com um boneco, representando uma criança negra no colo.
Para uma participação no programa de Hebe Camargo, Rita e Arnaldo resolveram casar-se. No dia da apresentação, anunciaram o casamento e, diante das câmeras, rasgaram a certidão ao meio, deixando a já experiente apresentadora sem reação.
As viagens à Europa estavam cada vez mais constantes e o sucesso dos Mutantes fez com que a gravadora os convidasse a gravar um disco por lá, "Tecnicolor". Só lançado na sua íntegra em 1999, teve algumas faixas aproveitadas em "Jardim Elétrico", de 1971.
Depois de viver em comunidades, experimentar todos os tipos de drogas, fugir da polícia e driblar a censura, Rita Lee começou a desenvolver uma carreira solo, lançando "Build Up" em 1970, disco produzido por Arnaldo Baptista. Em 1972, ano do último disco dos Mutantes, Rita lançou outro álbum solo, também contando com a participação dos outros integrantes.
Pouco depois, foi expulsa do grupo por divergir dos novos rumos que os outros integrantes estariam tomando.
Eu só quero fazer parte dos backing vocals
Em depressão pela saída dos Mutantes, Rita pensou em terminar a carreira. Trancou-se um tempo em casa, período em que compôs muitas das músicas do trabalho que lançaria a seguir. Formou o Tutti Frutti, para uma série de apresentações no Teatro Ruth Escobar. Por sugestão da gravadora, que queria lançar Rita como estrela nacional de seu cast, o grupo passou a se chamar Rita Lee & Tutti-Frutti.
Com essa banda, lançou alguns grandes sucessos, como "Ovelha Negra", "Agora Só Falta Você", "Esse Tal de Roque Enrow", "Miss Brasil 2000" e "Jardins da Babilônia".
Em 1977, grávida pela primeira vez, foi presa por porte e uso de maconha. Ficou um ano em prisão domiciliar, precisando de permissões especias do juiz para sair de casa e fazer shows. Abalada e sem dinheiro, compôs com Paulo Coelho a polêmica "Arrombou a Festa". O compacto com essa faixa bateu recordes de venda do pop brasileiro com 200 mil cópias vendidas.
Após sua saída da prisão, foi convidada por Elis Regina para participar de um especial para a Bandeirantes, quando gravaram juntas a música "Doce de Pimenta", composta especialmente por Rita em homenagem à Elis. A amiga, inclusive, havia tentado visitá-la na cadeia, mas teve de voltar quando um de seus filhos não se sentiu bem naquele ambiente.
Já vivendo com Roberto de Carvalho definitivamente incorporado à banda, mãe de Roberto Lee de Carvalho e livre da prisão domiciliar, Rita sai em turnê com Gilberto Gil. "Refestança" foi registrado em disco, mas, segundo a própria cantora, resgatou apenas 30% da atmosfera do show.
Depois do LP "Babilônia", em 1978, a banda se desfez. Seu nome foi registrado por um dos integrantes, que queria obrigar a saída de outro. Rita reformulou a banda e colocou na estrada o show Rita Lee & Cães e Gatos, nome dado devido às brigas internas durante os ensaios. Esse show deu origem a um dos primeiros álbuns piratas do Brasil, hoje, artigo de colecionador.
Você e eu somos um caso sério
No ano seguinte, Rita já não mais fazia parte de uma banda. Ao lado de Roberto de Carvalho, lançou um álbum que pode ser considerado um divisor de águas em sua carreira. Nele, mostrava seu lado romântico e se permitia a misturas até então inimagináveis. O grande hit do ano de 1979 foi "Mania de Você" e a dúvida seria se a febre Rita Lee resistiria a mais um verão.
A resposta veio com "Lança Perfume". Sucesso absoluto no Brasil, a música ficou por mais de um mês no primeiro lugar da Billboard americana e virou must nas boates da Europa. Até o Príncipe Charles passou por excêntrico ao dizer que sua cantora predileta seria Rita Lee.
As turnês tomaram contornos de mega-produção, com estrutura inédita para os palcos brasileiros da época. Os discos marcavam números de cópias até então nunca alcançados no mercado pop brasileiro.
Na turnê de lançamento do LP "Rita Lee e Roberto de Carvalho" (que trazia o hit "Flagra"), em 1982, Rita começou a ter sérios problemas de saúde, chegando a desmaiar no palco no meio de um show no Morro da Urca (Rio de Janeiro). Além do ritmo alucinante da turnê, estava abalada por problemas pessoais. Havia perdido prematuramente sua irmã mais velha dois anos antes e sua grande amiga Elis Regina pouco depois. Agora era o pai, que estava muito doente e faleceu pouco depois.
Rita tirou o time de campo por um tempo. Lançou um disco em 1983 e nem apareceu para divulgar. A crítica não gostou do trabalho, e Rita e Roberto concordaram. Seguiu o ano de 1984 sem qualquer aparição pública.
Os boatos logo davam conta de que Rita Lee estava com leucemia. A história tomou um vulto tão grande que, em um certo momento, ela mesma achou que pudesse estar doente e que Roberto estaria escondendo dela.
Na assinatura do contrato para o Rock in Rio, em dezembro de 84, Rita apareceu de peruca. Na apresentação, em janeiro seguinte, mais perucas e problemas na voz. Ainda no palco, confessou-se enferrujada diante da platéia.
Mais uma vez, Rita retirou-se de cena. Trancou-se no estúdio por sete meses e gravou um ótimo álbum, porém longe do estilo festivo da dupla. A crítica adorou, mas a resposta em vendas não foi a esperada. Mesmo assim, pôs fim aos boatos e a qualquer suspeita de alguma doença grave com a divertida Não titia.
No ano seguinte, realizou o grande sonho de comandar um programa de rádio. Rádio Amador foi ao ar na rádio 89FM de São Paulo e, depois, pela Rádio Cidade carioca. Nesse programa, misturava raridades de colecionadores com fitas demo de bandas de garagem. Havia espaço para se tocar de tudo, menos Rita Lee, desprezada pela apresentadora Lita Ree.
Seu contrato com a Som Livre havia acabado e as gravadoras faziam seu habitual leilão. Ganhou a EMI, com uma proposta milionária.
Em 1987, a expectativa era grande para o novo trabalho de Rita e Roberto. "Flerte Fatal" fez Rita declarar guerra à imprensa e ficar por muito tempo sem dar entrevistas. Um jornalista do Estado de São Paulo fez críticas pessoais dizendo que Rita estaria em "menopausa criativa". Ela, que nunca havia se envolvido com críticas a seu trabalho, não aceitou a agressão. Ameaças e brigas de todos os lados, estava declarada a guerra.
Ainda nesse ano, voltou para a estrada anunciando o que seria o seu último grande show.
Mais dois discos duramente atacados pela crítica, e Rita anuncia o fim da dupla com Roberto de Carvalho. Os boatos davam conta do fim do casamento também.
Por essa época, experimentou outras áreas. Depois da experiência no rádio, participou, ao lado de Roberto do filme Fogo & Paixão. Pouco depois, contracenou com Marília Pêra em Dias melhores Virão, dirigido por Cacá Diegues. O filme foi muito bem recebido no Festival de Cannes e virou preferido da imprensa especializada. Na Europa, Rita ganhou seu primeiro prêmio como atriz no Festival de Denzer de 1990. O seguinte veio da Prefeitura do Rio, em 1993. Rita Lee foi eleita melhor ator pelo curta metragem Tanta Estrela por Aí..., onde fazia uma impagável interpretação de Raul Seixas.
Também passou pela televisão. Além das novelas Top model e Vamp, comandou seu próprio programa, TVLeezão, versão para a MTV de Rádio Amador, durante seis meses.
Eu saí pra estrada...
Em 1990, Rita partiu para o bem sucedido projeto "Bossa n' Roll", caindo na estrada com o show mais assistido de 91 e lançando no Brasil a febre dos discos acústicos. Revia seus 25 anos de carreira acompanhada apenas por dois violões. No palco, apenas Rita e Alexandre Fontanetti. 350 mil cópias depois, montou uma banda de rock nos moldes do Tutti Frutti, voltou para o estúdio e retomou a dobradinha que fazia com Lúcia Turnbull, na época.
No início do ano de 95, só se falava nos shows que os Rolling Stones fariam no Brasil. De próprio punho, Mick Jagger passou um fax para a produtora brasileira exigindo a apresentação de Rita nos shows de abertura. Convite feito e aceito, Rita roubou a cena dos americanos do Spin Doctors com o melhor show de abertura.
Poucas semanas antes da apresentação, Rita havia sido internada. Os boatos davam conta de tentativa de suicídio, que a roqueira explicou como um leve acidente à base de chá de Trombeta. Rita passou alguns dias internada, chegando a ficar em estado de coma, o que preocupou seus fãs e a produção dos Stones. No palco, mostrou que estava completamente recuperada do que chamou de "um exagero de fim de ano". No último dos dois dias da apresentação carioca, recebeu o telefonema de Mick Jagger pedindo que trocasse de lugar com os Spin Doctors e fizesse o show imediatamente antes dos Stones.
Dessa rápida apresentação saiu a turnê A marca da Zorra, que marcou a volta de Roberto de Carvalho ao comando da banda.
Um ano depois, tornou-se a primeira mulher e primeira figura do pop a receber o Prêmio Shell para a Música Brasileira. No início de 97, foi a vez do já tradicional Prêmio Sharp de Música homenagear Rita em uma festa de gala no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Com a parceria com Roberto efetivamente retomada, ainda que não creditada, Rita saiu na turnê de divulgação do CD Santa Rita de Sampa com mais um membro da família na banda: o filho Beto Lee.
Para comemorar seus cinqüenta anos, Rita em turnê com o show Acústico, mais um da série de musicais produzidas pela MTV brasileira. O disco foi um grande sucesso, com 650 mil cópias vendidas.
Em 2000 mais uma vez retomou as guitarras e usou influências da música eletrônica no disco e show 3001.




Hits - Vol 1: 2005
01. Banho de Espuma
02. Lança Perfume
03. Baila Comigo
04. Desculpe o Auê
05. Amor e Sexo
06. Só de Você
07. Flagra
08. Pega Rapaz
09. Saúde
10. Mutante
11. Caso Sério
12. Vírus do Amor
13. On the Rocks
14. Chega Mais
15. Doce Vampiro
16. Mania de Você
MTV Ao Vivo: 2004
CD:
01. Saúde
02. Meio fio
03. Mamãe natureza
04. Esse tal de Roque Enrow (com Pitty)
05. Amor e sexo
06. Panis et circenses
07. Lucy in the sky with diamonds
08. Coração babão
09. Pagu (com Zélia Duncan)
10. Baila comigo
11. Caso sério
12. Eu quero ser sedado (I Wanna be Sedated)
13. Ando jururu
14. Tudo vira bosta

DVD:
01. Saúde
02. Nem luxo nem lixo
03. Amor e sexo
04. Baila comigo
05. Coração babão
06. Mamãe natureza
07. Tudo vira bosta
08. Esse tal de Roque Enrow (com Pitty)
09. On the rocks
10. Lucy in the sky with diamonds
11. Panis et circenses
12. Quando te vejo (The More I See You)
13. Pagu (com Zélia Duncan)
14. Meio fio
15. Doce vampiro
16. Eu quero ser sedado (I Wanna be Sedated)
17. Ando jururu
18. Ovelha negra
19. Caso sério
20. Lança perfume
Balacobaco: 2003
01. Amor E Sexo
02. Fulana
03. As Mina De Sampa
04. Copacabana Boy
05. Balacobaco
06. Já Te Falei
07. Nave Terra
08. Gripe Do Amor
09. Tudo Vira Bosta
10. Eu E Mim
11. Quer The Rainbow
12. Hino Dos Malucos
Novelas: 2002
01. Minha Vida (In My Life)
02. Erva Venenosa
03. Flagra
04. Chega Mais
05. Agora Só Falta Você
06. Esse Tal De Roque Enrow
07. Agora É Moda
08. Vítima
09. Eu E Meu Gato
10. Pega Rapaz
11. Atlântida
12. Bobos Da Corte
13. Loco- Motivas
14. Sassaricando
15. Coisas Da Vida
16. Mon Amour
Aqui, Ali Em Qualquer Lugar: 2001
01. A Hard Day’ S Nigth
02. With A Little Help From My Friends
03. Pra Você Eu Digo Sim (If I Fell)
04. La My Loving
05. Minha Vida (In My Life)
06. She Loves You
07. Michelle
08. Aqui, Ali Em Qualquer Lugar (Here, There And Everywhere)
09. I Want To Hold Your Hand
10. Tudo Por Amor (Can’ T Buy Me Love)
11. Lucy In The Sky With Diamonds
12. Here, There And Everwhere
13. In My Life
14. If I Fell
3001: 2000
01. 3001
02. 2000
03. Você Vem
04. Erva Venenosa (Poison Ivy)
05. Mentiras
06. Rebeldade
07. Pagu
08. O Amor Em Pedaços
09. Cobra
10. Entre Sem Bater
11. Aviso Aos Meliantes
12. História Sem Fim
Acústico Mtv: 1998
01. Agora Só Falta Você
02. Jardins Da Babilônia
03. Doce Vampiro
04. Luz Del Fuego
05. Nem Luxo, Nem Lixo
06. Alô! Alô! Marciano
07. Eu E Meu Gato
08. Balada Do Louco
09. Papai, Me Empresta O Carro
10. O Gosto Do Azedo
11. Gita
12. Flagra
13. Desculpe O Auê
14. Coisas Da Vida
15. M Te Vê
16. Mania De Você
17. Lança Perfume
18. Ovelha Negra
Santa Rita De Sampa: 1997
01. Santa Rita De Sampa
02. Normal Em Curitiba
03. Fruta Madura
04. O Que Você Quer
05. Jardim De Allah
06. Ando Jururu
07. Tum Tum
08. Longe Daqui, Aqui Mesmo
09. Homem Vinho
10. Dona Doida
11. Obrigado Não
12. Menino De Braçanã
A Marca da Zorra: 1995
01. A marca da zorra
02. Nem luxo nem lixo
03. Dançar pra não dançar
04. Jardins da Babilônia
05. Ando meio desligado
06. Vítima
07. Todas as mulheres do mundo
08. Papai me empresta o carro
09. Atlântida
10. Mamãe natureza
11. Ovelha negra
12. Miss Brasil 2000
13. On the rocks
14. Ôrra meu
Rita Lee: 1993
01. Filho Meu
02. Tataratlantes
03. Drag Queen
04. Mon Amour
05. Menopower
06. Maria Ninguém
07. Todas As Mulheres Do Mundo
08. Ambição
09. Canaglia
10. Benzadeusa
11. Deprê
12. Só Vejo Azul
13. Dami Mille Bacci
Bossa' N Roll: 1991
01. Doce Vampiro
02. Baila Comigo
03. Mutante
04. Alô! Alô! Marciano
05. Every Breath You Take
06. Desculpe o Auê
07. Cry Me A River
08. Perto do Fogo
09. It’ S Only Rock And Roll
10. Shangrilá
11. Ovelha Negra
12. The Fool On The Hill
13. Jardins Da Babilônia
14. Miss Brasil 2000
15. Vírus do Amor
16. Corre-Corre
17. Lança Perfume
18. Mania De Você
Rita Lee e Roberto de Carvalho: 1990
01. Perto do fogo
02. Coração em crise
03. Uma noite em Hong Kong
04. E a vida
05. Volta ao mundo
06. Esfinge
07. Tipo inesquecível
08. Farsa
09. La Miranda
10. La javanaise
Pedro e o Lobo - Orquestra Infantil: 1989
01. Pedro e o Lobo
Zona Zen: 1988
01. Nunca fui santa
02. Independência e vida
03. Livre outra vez
04. Sem endereço (Memphis, Tennessee)
05. Zona zen
06. Cruela cruel
07. Cecy bom (C’ est si bom)
08. Maná mané
Flerte Fatal: 1987
01. Brazix Muamba
02. Flerte fatal
03. Bwana
04. Me recuso
05. Blue moon
06. Pega rapaz
07. Músico problema
08. Pára com isso
09. Piccola Marina
10. Xuxuzinho
Rita e Roberto: 1985
01. Vírus do amor
02. Yê yê yê
03. Vítima
04. Molambo Souvenir
05. Glória F
06. Nave Maria
07. Noviças do vício
08. Choque cultural
09. Não titia
Bombom: 1983
01. On the rocks
02. Desculpe o auê
03. Tentação do céu
04. Fissura
05. Degustação
06. Arrombou o cofre
07. Menino
08. Strip tiase
09. Raio X
10. Bobos da corte
11. Piraruçu
12. Yoko Ono
Rita Lee e Roberto de Carvalho: 1982
01. Flagra
02. Barriga de mamãe
03. Barata tonta
04. Frou- frou
05. Vote em mim
06. Só de você
07. Brazil com S
08. Cor- de- rosa choque
09. Pirata cigano
10. O circo
Rita Lee: 1980
01. Lança perfume
02. Bem- me- quer
03. Baila comigo
04. Shangrilá
05. Caso sério
06. Nem luxo nem lixo
07. João ninguém
08. Ôrra meu
Saúde: 1980
01. Saúde
02. Tatibitati
03. Mutante
04. Tititi (Galinhagem)
05. Banho de espuma
06. Atlântida
07. Favorita
08. Mother nature (Mamãe natureza)
Rita Lee: 1979
01. Chega mais
02. Papai me empresta o carro
03. Doce vampiro
04. Corre- corre
05. Mania de você
06. Elvira Pagã
07. Maria mole
08. Arrombou a festa II
Babilônia (Tutti-Frutti): 1978
01. Miss Brasil 2000
02. Disco voador
03. Agora é moda
04. Jardins da Babilônia
05. O futuro me absolve
06. Sem cerimônia
07. Que loucura
08. Eu e meu gato
09. Modinha
Refestança: 1977
01. Refestança
02. É proibido fumar
03. Odara
04. Domingo no Parque
05. Back in Bahia
06. Giló
07. Ovelha negra
08. Eu só quero um xodó
09. De leve (Get back)
10. Arrombou a festa
11. Refestança
Entradas e Bandeiras (Tutti- Frutti): 1976
01. Corista de rock
02. Lady Babel
03. Coisas da vida
04. Bruxa amarela
05. Departamento de criação
06. Superstafa
07. Com a boca no mundo (Tico-tico)
08. Posso contar comigo
09. Troca-toca
Hollywood Rock (com Erasmo Carlos e Raul Seixas): 1975
01. Mamãe Natureza
02. Minha Fama De Mau
03. E Você Ainda Duvida?
04. 1990 - Projeto Salvaterra
05. Negro Gato
06. Bolas Azuis
07. Não Pare Na Pista
08. Como Vovó Já Dizia
09. Al Capone
10. Só Agora (Estou Amando Você)
11. Cabeça Feita
Fruto Proibido (Tutti- Frutti): 1975
01. Dançar pra não dançar
02. Agora só falta você
03. Cartão postal
04. Fruto proibido
05. Esse tal de Roque Enrow
06. O toque
07. Pirataria
08. Luz Del Fuego
09. Ovelha negra
Atrás do Porto tem uma Cidade: 1974
01. De pés no chão
02. Yo no creo pero
03. Tratos à bola
04. Menino bonito
05. Pé de meia
06. Mãe natureza
07. Ando jururu
08. Eclipse do cometa
09. Círculo vicioso
10. Atrás do porto tem uma cidade
Hoje É O Primeiro Dia Do Resto De Sua Vida: 1972
01. Vamos Tratar Da Saúde
02. Beija-Me Amor
03. Hoje É O Primeiro Dia Do Resto De Sua Vida
04. Teimosia
05. Frique Comigo
06. Amor Branco E Preto
07. Tiroleite
08. Tapupukitipa
09. De Novo Aqui Meu Bom José
10. Superfície Do Planeta
Build Up: 1970
01. Sucesso, Aqui Vou Eu
02. Calma
03. Viagem Ao Fundo De Mim
04. Precisamos De Irmãos
05. Macarrão Com Lingüiça E Pimentão
06. José (Joseph)
07. Hulla - Hulla
08. And I Love Him
09. Tempo Nublado
10. Prisioneira Do Amor
11. Eu Vou Me Salvar





Nenhum comentário:

Postar um comentário