TODAS AS MÚSICAS

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

SODA STEREO














A história do Soda Stereo tem início em 1982 quando Gustavo Cerati, Zeta Bosio e Charly Alberti se uniram. Logo depois de um ano da formação da banda eles fizeram seu primeiro show profissional em uma discoteca e começaram a percorrer o circuito underground de Buenos Aires se fazendo conhecer junto a outras personalidades emergentes como: Sumo, Los Twist, Melero, etc.


Em 1984 a banda apresentou seu primeiro álbum intitulado “Soda Stereo” produzido por Frederico Moura no teatro Astros. Em 1985 a banda participou do Festival Chateau Rock se apresentando para 15 mil pessoas, sendo a banda revelação do festival. Ainda esse ano a banda esteve no Festival Rock & Pop que também contou com a participação de artistas já consagrados como INXS, Nina Hagen e John Mayall, aumentando ainda mais sua popularidade. Nesse ano também lançaram o segundo álbum, “Nada Personal”, no estádio de Obras Sanitárias de Buenos Aires.


Em 1986 que a banda sai para sua primeira turnê latino-americana passando pela Colômbia, Equador, Peru, Chile e Venezuela. Em fevereiro de 1987, o Soda Stereo participa como convidado especial do Festival de Vinã Del Mar. Dois meses depois bate recordes de público ao se apresentar no Paraguai.


No final de 1987 chega a vez do México receber a banda para onze shows totalizando um público de 36 mil pessoas.


Em 1988 a banda grava “Doble Vida” em Nova York com a produção artística de Carlos Alomar, guitarrista que trabalhou com John Lennon, Paul McCartney,Mick Jagger, David Bowie, James Brown, entre outros. O mesmo Alomar viaja a Buenos Aires para tocar na apresentação do disco em um memorável concerto ao ar livre para 25 mil pessoas.


Em 1989 a banda supera o primeiro milhão de CDs vendidos e parte para sua quinta turnê pelo continente americano.


Em 1990 o grupo divide um show no estádio Vélez Sarsfield com a dupla britânica Tears for Fears. O show deslumbra 32 mil pessoas, além da critica especializada e artistas estrangeiros. Em meados do mesmo ano lançam em Miami o álbum intitulado “Canción Animal”.


Em outubro de 1990, Soda Stereo sai para sua mais espetacular turnê que bate o recorde na história do rock na Argentina, passando por 30 cidades no interior do país levando toneladas de equipamentos acompanhados por aproximadamente 70 pessoas e percorrendo mais de 14 mil km, chegando a se apresentar para mais de 45 mil pessoas, o recorde da banda. Em 1991, eles finalizam essa grande turnê com um show histórico em Punta Del Este. Depois disso, partiram para uma turnê na Venezuela e logo depois, com intuito de promover “Canción Animal” vão para a Espanha.


Na volta a Buenos Aires a banda prepara uma serie de concertos no teatro Gran Rex.As entradas se esgotam rapidamente se fazendo necessário marcar shows extras , batendo o recorde de shows em uma sala de teatro. Em 9 de julho do mesmo ano eles fazem um show que logo faria parte da sua próxima produção, “Rex Mix”. Continuam os shows na Colômbia, produções de clipes, shows na Venezuela e o regresso a Buenos Aires para fechar o ano de maneira diferente com um show ao ar livre de acesso gratuito na junção das duas avenidas mais importantes da cidade. Esse show surpreendeu a banda com a presença de 250 mil pessoas. Na primeira metade de 1992 o Soda Stereo se dedicou a shows nas principais cidades do país.


Em maio de 1992 a banda volta a Espanha para realizar shows em Barcelona, Valencia, Sevilla e Madri.Os ensaios e shows realizados nessa turnê serviram para definir a direção musical que iria dominar a próxima etapa. No retorno a Buenos Aires começam a gravar o álbum “Dynamo”, publicado em setembro desse ano e lançado com um ciclo de shows no estádio Obras de Buenos Aires. Vários shows no Paraguay, Chile, Venezuela e uma turnê de 45 dias no México os mantiveram ocupados até abril de 1993. A partir daí os Soda Stereo, depois de mais de 10 anos juntos decidem se separar. Cada um dos integrantes realiza trabalhos como carreira solo; Gustavo Cerati grava “Amor Amarillo”, seu primeiro álbum como carreira solo; Zeta Bosio se dedica a produção artística de novas bandas como “Aguirre” e “Peligrosos Gorriones” e Charly Alberti forma, junto com Déborah de Corral, o grupo “Plum”.


No final de 1994 eles começam a se juntar lentamente para começar com o que mais tarde seria “Sueno Stereo”. O primeiro disco com a BMG, que foi lançado em 1995 e em apenas 15 dias após sua edição latinoamérica, garantiu a banda um disco de platina levando o Soda Stereo para uma turnê pela Venezuela, Colômbia, Peru, Chile, Honduras, Panamá, Costa Rica, México e EUA até março de 1996. Em 1997 a banda decide novamente de separar e para se despedir faz uma última turnê cujo ultimo show foi realizado no estádio River Plate em Buenos Aires.








Sép7imo Dia2017



Gira Me Verás Volver 12008
Gira Me Veras Volver 22008



El Último Concierto A1997
El Último Concierto B1997



Comfort Y Música Para Volar1996


Sueño Stereo1995



Zona De Promesas1993




Dynamo1992



Rex Mix1991



Canción Animal1990



Languis1989



Doble Vida1988



Ruido Blanco1987



Signos1986



Nada Personal1985



Soda Stereo1984




Nenhum comentário:

Postar um comentário