TODAS AS MÚSICAS

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

ENGENHEIROS DO HAWAII






















Na mesma época do Rock in Rio, os Engenheiros do Hawaii estavam fazendo diversos shows pelo interior do Rio Grande do Sul, divulgando seu trabalho em diversas cidades e rádios locais até que o som da banda chegou à gravadora BMG. A gravadora estava lançando uma coletânea intitulada Rock Grande do Sul. Um festival que a gravadora estava produzindo ia servir de base para a coletânea, que viria apenas com bandas gaúchas. Os Engenheiros do Hawaii participaram do evento, mas não foram escolhidos pela organização. No entanto uma das bandas que entrariam no cd desistiu e eles entraram no disco com as músicas Toda Forma de Poder e Sopa de Letrinhas.

Por ironia do destino, Toda Forma de Poder estourou nos pampas. O resultado deu o pontapé inicial para que a BMG assinasse com o grupo e lançasse o clássico Longe Demais das Capitais (1986). A faixa “Toda Forma de Poder” virou tema de uma novela da Globo, seguida por Sopa de Letrinhas, Crônica e Longe Demais das Capitais que estouraram em todas as rádios do país. No entanto, apesar do grande sucesso, antes do 2º álbum, Marcelo Pitz deixou a banda porque não conciliou a vida de recém-casado com a de músico.

Humberto Gessinger e Carlos Maltz continuaram com os Engenheiros do Hawaii, onde o cantor assumiu o posto de baixista. A guitarra foi ocupada por Augusto Licks, apresentado ao conjunto por Nei Lisboa (que havia participado da faixa Longe Demais das Capitais). Com nova formação, o vocalista aprimorou suas composições, que iam de Jean Paul Sartre a Albert Camus, o que rendeu muitas e muitas críticas. Em 1987 é lançado o disco A Revolta dos Dândis, que foi massacrado pela crítica. Em conseqüência, a imprensa especializada passou a chamar os seus integrantes de fascistas e elitistas, ocasião em que os Engenheiros do Hawaii passaram a ser vistos como os Ets do rock nacional. Entretanto, o público não deu bola e fez de Infinita Highway, Terra de Gigantes e A Revolta dos Dândis” novos clássicos do conjunto.


Ouça o que Eu Digo, Não Ouça Ninguém chegou às lojas no ano de 1988. O disco trazia algumas novidades, como teclados em algumas músicas e a primeira composição em parceria de Gessinger e Licks, em Variações Sobre Um Mesmo Tema. Novamente a crítica não perdoa e novamente acusa Humberto de utilizar muitos clichês em suas músicas. Pra variar o público não deu a mínima e aprovaram os hits Somos Quem Podemos Ser, A Verdade a Ver Navios, Tribos e Tribunais e a faixa-título Ouça o Que Eu Digo, Não Ouça a Ninguém. Nesta época, fugindo do chavão de representantes do rock gaúcho, os componentes dos Engenheiros do Hawaii mudaram-se para o Rio de Janeiro, cidade que o Humberto definia como um resumo do Brasil.

Em 1989, foram convidados para tocar em Moscou. No mesmo ano é lançado o quarto álbum, Alívio Imediato. Trata-se de um disco ao vivo, gravado no Canecão, no Rio de JaneiroRJ. As novidades ficaram por conta das duas faixas inéditas, gravadas em estúdio: “Alívio Imediato” e Nau a Deriva. Ambas, manteram o nome da banda em alta.

Um dos trabalhos mais bem sucedidos dos Engenheiros do Hawaii, O Papa é Pop (1990), trouxe uma canção que, pela primeira vez, não foi composta por nenhum dos três e sim pelos Incríveis. A faixa, Era Um Garoto Que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones. levou a banda ao topo das paradas brasileiras e o grupo chegou a ser considerado pelo público como a melhor banda do rock nacional. No embalo, O Papa é Pop, Exército de Um Homem Só e Pra Ser Sincero viraram hinos. Foi nessa mesmo época que as rádios descobririam Refrão de Bolero, por causa de uma música que não saiu em LP, mas sim no CD chamada Prefeita Simetria que possuía a mesma melodia com letra diferente. Gravado com bateria eletrônica, baixo e guitarra com sons totalmente impecáveis, o disco rendeu 350 mil cópias e fez a crítica arrancar os cabelos, já que continuavam a achar o grupo uma droga. O interessante é que o trabalho foi o batismo da grupo como produtor dos seus próprios discos.

Diante de tanto sucesso os Engenheiros do Hawaii foram convidados para participarem do Rock In Rio II (1991). O conjunto, ao lado de bandas consagradas como Guns n´Roses, Sepultura e até mesmo a brasileira Capital Inicial, foi responsável de um dos momentos mais altos do evento, levando o público ao delírio.

Em outubro do mesmo ano a banda chega ao sexto trabalho da carreira Várias Variáveis. O disco foi considerado como um dos melhores discos dos Engenheiros do Hawaii até então. A faixa “Herdeiro de Pampa Pobre” é o carro-chefe do lançamento. Em fevereiro de 1992, nasce Clara, filha de Humberto e Adriane, com que o vocalista era casado deste os tempos de faculdade. O álbum Várias Variáveis, cuja capa era verde, marcou o final de uma trilogia, que levava as três cores da bandeira do Rio Grande do Sul, com o amarelo em Revolta dos Dândis e o vermelho em Ouça o Que Eu Digo, Não Ouça Ninguém (1988). O destaque deste disco ficou para as faixas Muros e Grades, Ando Só e a Sampa no Walkman, uma homenagem a Caetano Veloso. O Sonho é Popular referindo-se a política dos anos 60, a fantástica Sala Vip (onde Humberto ataca sem dó nem piedade, porém com toda classe, a crítica impertinente) e a Piano Bar (que rendeu discussões e mais discussões sobre quem seria a tal guria para a qual o cantor compôs a canção).

Gessinger Licks & Maltz ou simplesmente GLM (1992), disco seguinte, vem com uma sonoridade diferentes, remetendo o ouvinte ao rock progressivo inglês. As faixas ¿Até Quando Você Vai Ficar?, Parabólica (composta para sua própria filha) e Ninguém = Ninguém (carro-chefe do álbum fala muito bem da diversidade de pensamentos e atitudes que acercam o ser humano). No ano seguinte, a banda participou do Hollywood Rock, abrindo o show do Nirvana.

Filmes de Guerra, Canções de Amor (1993), gravado ao vivo na Sala Cecília Meirelles no Rio de Janeiro, semi-acusticamente, numa mistura de percussão, guitarra, piano e da Orquestra Sinfônica Brasileira. Com algumas músicas arranjadas pelo Wagner Tiso, o álbum não só agradou ao público de costume, como também chamou à atenção de quem nunca havia prestado atenção nas letras de Gessinger. Apesar de ser alvo da crítica mais uma vez, o disco levou os Engenheiros do Hawaii ao Japão e EUA. Dessa trunê, saiu o 1º home vídeo da banda, com o mesmo nome do trabalho, traz imagens dos shows, clipes históricos e comentários inéditos.

No final de 1993 Augusto Licks sai da banda, o que foi um choque para os fãs veteranos. Em conseqüência o grupo passou a ser alvo de vários boatos e especulações. De qualquer modo, os Engenheiros do Hawaii continuaram com a turnê. Para o posto de guitarrista foi chamado Ricardo Horn, amigo de infância de Gessinger e que trabalhava na linha do jazz e do blues. No meio da turnê, encontram Fernando Deluqui, ex-RPM, que se tornaria novo integrante dos Engenheiros do Hawaii. Paolo Casarin, outro amigo de Humberto, também entra na banda para tocar acordeom e teclados.

Com esta nova formação é lançado Simples de Coração (1995). Depois de muita confusão, um pouco de sumiço e dois anos sem gravar nada, o novo álbum traz duas guitarras e um acordeom, mantendo a estrutura da turnê anterior. A música O Castelo dos Destinos Cruzados, escolhida como primeiro single, de Carlos Maltz não emplacou nas paradas de sucesso. Como o grupo havia deixando de ser um trio, ficou mais fácil para Humberto compor e tocar e isso fica visível nos dois próximos singles extraídos do trabalho, A Promessa e A Perigo, dois sucessos que viraram clipes e concorreram num dos VMBs da MTV na categoria escolha da audiência.

Em 1997 Carlos Maltz saiu do grupo, apagando qualquer vestígio da formação original. Tal fato fez com que os antigos fãs perdessem a credibilidade sobre o futuro do grupo, pensando se os Engenheiros do Hawaii iriam continuar os mesmos de outrora. Nesta fase de turbulência ganham um quarto integrante, o tecladista Lucio Dorfman. Com esta formação é lançado Minuano, produzido por Nilo Romero. O material trouxe sucessos como A Montanha e Alucinação do Belchior, além da participação dos irmãos gaúchos Kleiton e Kledir, nos arranjos, com violinos.

A formação se manteve estável e chega ao mercado o álbum ¡Tchau Radar! (1999). O disco marcou um recomeço para a carreira dos Engenheiros do Hawaii, posto que ¡Tchau Radar!, Eu que Não Amo Você e Negro Amor (versão de Caetano Veloso para música de Bob Dylan) emplacaram. Resultado, a banda estava de volta ao topo, conseguindo, inclusive, os primeiros elogios da crítica, claro que bem sutis. O disco chama a atenção por trazer letras mais diretas e menos formalistas.

Em 2000 é lançado o álbum ao vivo 10.000 Destinos (nome de uma música do disco ¡Tchau Radar!). O material foi gravado no Palace em São PauloSP, nos dias 24 e 25 de março de 2000. A novidade é que o CD traz antigos sucessos em novos arranjos, tais como Ouça o Que eu Digo, Não Ouça Ninguém, Refrão de Bolero, Toda Forma de Poder (com a participação de Borghettinho), O Papa é Pop, Era Um Garoto Que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones e Piano Bar, entre outras.

Seguindo a linha do primeiro disco ao vivo, Alívio Imediato (1989), o disco traz também quatro faixas inéditas, gravadas em estúdio: Números, Novos Horizontes, Quando O Carnaval Chegar (de Chico Buarque) e Rádio Pirata (do RPM com a participação do Paulo Ricardo e que ganhou uma nova roupagem). Esta última virou carro-chefe do álbum 10.000 Destinos, sendo também o primeiro videoclipe a estrear na MTV e é considerada pelos fãs dos Engenheiros como a responsável pela volta do RPM.

A turnê 10.000 Destinos foi um sucesso e fez com que os Engenheiros do Hawaii tocassem praticamente pelo Brasil inteiro. No entanto, no final de 2000, os fãs têm outra grande surpresa: Saem Lúcio Dorfman, Adal Fonseca e Luciano Granja para dar continuidade a um projeto extra-Engenheiros, chamado Massa Crítica. Novamente, sobra para Gessinger a missão de reformular a banda, trazendo Paulinho Galvão, Gláucio Ayala e Bernardo, os quais acabam dando um cara nova à banda. Assim Humberto deixa o posto de baixista passando o ofício para Bernardo e volta a executar guitarras, como nos velhos tempos.

No início de 2001 é lançado o disco 10.001 Destinos. O material traz o mesmo CD 10.000 Destinos e um bônus track com mais sete músicas gravadas ao vivo com a nova formação. O som está mais pesado, conforme se pode perceber nas regravações, como em Freud Flintstone (do HG3) e Nunca Se Sabe.

Surfando Karmas e DNA (2002) é o primeiro trabalho da nova formação, tendo como destaque as faixas Nunca Mais (versão do Shaw Mullins), Nem Mais Um Dia, Pra ficar e 3ª do Plural, entre outras.

Em 2003 os Engenheiros do Hawaii mantém a formação do álbum anterior e lança o excelente Dançando no Campo Minado, o qual mostra uma banda entrosada e composições mais maduras de Humberto. Musicalmente se vê músicas mais diretas com guitarras mais pesadas, principalmente ao vivo. Camuflagem, Duas Noites No Deserto, Rota De Colisão, “Dançando em Campo Minado”, “Até o Fim” (que vira videoclipe na MTV) e “Na Veia” são os maiores destaques.

2004 marca o lançamento do disco Acústico MTV, trabalho que dividiu os fãs onde boa parte deles diz que a banda se rendeu ao dinheiro fácil da emissora gringa. O fato é que o acústico de Humberto Gessinger é um bom trabalho que apenas premia a trajetória da banda






2007 - NOVOS HORIZONTES

01. Toda Forma de Poder
02. Vertical
03. Guantánamo
04. A Montanha
05. Quebra-Cabeça
06. No Meio de Tudo, Você
07. Não Consigo Odiar Ninguém
08. Cinza
09. Coração Blindado
10. A Onda
11. Parabólica
12. Faz de Conta
13. Novos Horizontes
14. Alívio Imediato
15. Simples de Coração
16. Piano Bar
17. Luz
18. Pra Ser Sincero


Acústico MTV: 2004
01. O Papa é Pop
02. Até o Fim
03. Vida Real
04. Infinita Highway
05. Armas Químicas e Poemas
06. O Preço
07. Dom Quixote
08. 3x4
09. Refrão de Bolero
10. Surfando em Karmas e DNA
11. Depois de Nós
12. 3º do Plural
13. Terra de Gigantes / Números
14. Somos Quem Podemos Ser
15. Outras Freqüencias
16. Pose
17. A Revolta dos Dândis
18. Era um Garoto ...
19. Eu que Não Amo Você
20. De Fé
Dançando No Campo Minado: 2003
01. Camuflagem
02. Duas Noites No Deserto
03. Rota De Colisão
04. Dançando No Campo Minado
05. Segunda Feira Blues I
06. Dom Quixote
07. Até O Fim
08. Na Veia
09. Fusão A Frio
10. Segunda Feira Blues II
11. Outono Em Porto Alegre
Surfando Karmas & Dna: 2002
01. Surfando Karmas & Dna
02. 3ª Do Plural
03. Pra Ficar Legal (Poa-Rio-Nepal)
04. Esportes Radicais (180°)
05. Nunca Mais
06. Nem + Um Dia
07. Ritos De Passagem
08. Sei Não
09. E-Stória
10. Datas E Nomes
11. Arame Farpado
10.001 Destinos: 2001
CD 1
01. A Montanha
02. Infinita Highway
03. A Promessa
04. Ninguém = Ninguém
05. Parabólica
06. Toda Forma De Poder
07. Refrão De Bolero
08. Somos Quem Podemos Ser
09. Pra Ser Sincero
10. Piano Bar
11. Alívio Imediato
12. Terra De Gigantes
13. Era Um Garoto...
14. Ouça O Que Eu Digo,...
15. O Papa É Pop

CD 2
01. Números
02. Rádio Pirata
03. Novos Horizontes
04. Quando O Carnaval Chegar
05. Sem Você (!É Foda!)
06. Freud Flintstone
07. Eu Que Não Amo Você
08. A Perigo
09. Nunca Se Sabe
10. Novos Horizontes
11. Concreto E Asfalto
10.000 Destinos: 2000
01. A Montanha
02. Infinita Highway
03. A Promessa
04. Ninguém = Ninguém
05. Parabólica
06. Toda Forma De Poder
07. Refrão De Bolero
08. Somos Quem Podemos Ser
09. Pra Ser Sincero
10. Piano Bar
11. Alívio Imediato
12. Terra De Gigantes
13. Era Um Garoto...
14. Ouça O Que Eu Digo,...
15. O Papa É Pop
16. Números
17. Rádio Pirata
18. Novos Horizontes
19 . Quando O Carnaval Chegar
!Tchau Radar!: 1999
01. Eu Que Não Amo Você
02. Negro Amor
03. Concreto e Asfalto
04. Até Mais
05. Nada Fácil
06. O Olho Do Furacão
07. Seguir Viagem
08. 10.000 Destinos
09. Na Real
10. 3x4
11. Melhor Assim
12. Cruzada
Minuano: 1997
01. Banco
02. A Montanha
03. Faz Parte
04. Sem Problemas
05. 3 Miinutos
06. Nuvem
07. Nove Zero Cinco Um
08. Deserto Freezer
09. Alucinação
10. A Ilha Não Se Curva
11. Humano Demais
12. Outros Tempos
Simples De Coração: 1995
01. Hora Do Mergulho
02. À Perigo
03. Simples De Coração
04. Lance De Dados
05. A Promessa
06. Por Acaso
07. Ilex Paraguarienses
08. O Castelo Dos Destinos Cruzados
09. Vícios De Linguagem
10. Algo Por Você
11. Lado A Lado
Filmes Guerra, Canções De Amor: 1993
01. Mapas Do Acaso
02. Além Dos Outdoors
03. Pra Entender
04. ?Quanto Vale A Vida?
05. Crônica
06. Pra Ser Sincero
07. Muros E Grades
08. Alívio Imediato
09. Ando Só
10. Exército De Um Homem Só
11. Às Vezes Nunca
12. Realidade Virtual
Gessinger, Licks & Maltz: 1992
01. Ninguém = Ninguém
02. ?Até Quando Você Vai Ficar?
03. Pampa No Walkman
04. Túnel Do Tempo
05. Chuva De Containers
06. Pose (Anos 90)
07. No Inverno Fica Tarde + Cedo
08. Canibal Vegetariano Devora Planta Carnívora
09. Parabólica
10. A Conquista Do Espelho
11. Problemas...Sempre Existiram
12. A Conquista Do Espaço
Várias Variáveis: 1991
01. O Sonho É Popular
02. Herdeiro Da Pampa Pobre
03. Sala Vip
04. Piano Bar
05. Ando Só
06. Quartos De Hotel
07. Várias Variáveis
08. Sampa No Walkman
09. Muros E Grades
10. Museu De Cera
11. Curtametragem
12. Descendo A Serra
13. Não É Sempre
14. Nunca É Sempre
O Papa É Pop: 1990
01. Exército De Um Homem Só I
02. Era Um Garoto Que Como Eu Amava Os Beatles e Os Rolling Stones
03. Exército De Um Homem Só II
04. Nunca Mais Poder
05. Pra Ser Sincero
06. Olhos Iguais Aos Seus
07. O Papa É Pop
08. A Violência Travestida Faz Seu Trottoir
09. Anoiteceu Em Porto Alegre
10. Ilusão De Ótica
11. Perfeita Simetria
Alívio Imediato: 1989
01. Nau À Deriva
02. Alívio Imediato
03. Revolta Dos Dândis I
04. Revolta Dos Dândis II
05. Infinita Highway
06. A Verdade A Ver Navios
07. Toda Forma De Poder
08. Terra De Gigantes
09. Somos Quem Podemos Ser
10. Ouça O Que Eu Digo, Não Ouça Ninguém
11. Longe Demais Das Capitais
12. Tribos E Tribunais
Ouça O Que Eu Digo, Não Ouça Ninguém: 1988
01. Ouça O Que Eu Digo, Não Ouça Ninguém
02. Cidade Em Chamas
03. Somos Quem Podemos Ser
04. Sob O Tapete
05. ? Desde Quando?
06. Nunca Se Sabe
07. A Verdade A Ver Navios
08. Tribos E Tribunais
09. Pra Entender
10. ? Quem Diria?
11. Variações Sobre Um Mesmo Tema
A Revolta Dos Dândis: 1987
01. Revolta Dos Dândis I
02. Terra De Gigantes
03. Infinita Highway
04. Refrão De Bolero
05. Filmes De Guerra, Canções De Amor
06. Revolta Dos Dândis II
07. Além Dos Outdoors
08. Vozes
09. Quem Tem Pressa Não Se Interessa
10. Desde Aquele Dia
11. Guardas Da Fronteira
Longe Demais das Capitais: 1986
01. Toda Forma De Poder
02. Segurança
03. Eu Ligo Pra Você
04. Nossas Vidas
05. Fé Nenhuma
06. Beijos Pra Torcida
07. Todo Mundo É Uma Ilha
08. Longe Demais Das Capitais
09. Sweet Begônia
10. Nada A Ver
11. Crônica
12 .Sopa De Letrinhas














Nenhum comentário:

Postar um comentário