TODAS AS MÚSICAS

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

CAPITAL INICIAL

 










 


 


Capital Inicial é uma banda de rock brasileira formada em Brasília, Distrito Federal, no ano de 1982.

A banda é formada pelos irmãos Fê Lemos (bateria) e Flávio Lemos (baixo), ex-integrantes do Aborto Elétrico, ao lado de Renato Russo, e Loro Jones (guitarra), oriundo da banda Blitz 64. Em 1983, Dinho Ouro Preto, após um estágio como baixista da banda "dado e o reino animal" (assim mesmo, com letras minúsculas), onde também tocavam Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, entra para os vocais. Em julho estreiam em Brasília, tocando em seguida em São Paulo (SESC Pompeia) e no Rio de Janeiro (Circo Voador). Aliás, esta foi uma das características marcantes do início da carreira: as constantes viagens e apresentações nos principais palcos do underground do rock brasileiro.

Em 1984, o ritmo cada vez maior de viagens indica a necessidade de estarem mais próximos do seu principal mercado, as regiões Sudeste e Sul. No final do ano assinam seu primeiro contrato fonográfico, com a CBS (atual Sony), e se mudam para São Paulo no inicio de 1985. Logo em seguida lançam seu primeiro registro em vinil, o compacto duplo "Descendo o Rio Nilo/Leve Desespero". Ainda neste ano integram o elenco da trilha sonora do primeiro "filme-rock" brasileiro, "Areias Escaldantes", de Francisco de Paula, ao lado de Ultraje a Rigor, Titãs, Lobão e os Ronaldos, Ira!, Metrô, Lulu Santos e May East.

O primeiro LP, Capital Inicial, já pela Polygram, foi lançado em 1986 e recebeu ótimas críticas. "Um rock limpo, vigoroso, dançante e sobretudo competente, a quilômetros de distância da mesmice que assaltou a música pop brasileira nos últimos tempos", assim o jornalista Mário Nery abre a crítica ao disco no caderno Ilustrada, da Folha de S.Paulo, em 29 de julho de 1986. O álbum trazia músicas como "Música Urbana", "Psicopata", "Fátima", "Veraneio Vascaína" (censurada pela Polícia Federal), "Leve Desespero" entre outras, e levou o Capital Inicial ao seu primeiro disco de ouro.

Em 1987, contando com o tecladista Bozzo Barretti em sua formação, o Capital Inicial lança seu segundo disco, Independência, emplacando "Prova", "Independência", a regravação de Descendo o Rio Nilo, e conquista o segundo disco de ouro. Neste ano, é convidado para abrir os shows da turnê do cantor inglês Sting em São Paulo (Estacionamento do Anhembi), Rio de Janeiro no Maracanã, Belo Horizonte no Estádio Independência, Brasília no Estádio Mané Garrincha e Porto Alegre no Estádio Olímpico Monumental.

Você Não Precisa Entender chega as lojas de todo o país em 1988, com mais hits, "A Portas Fechadas", "Pedra Na Mão" e "Fogo". O ano de 1989 marca o lançamento do álbum Todos os Lados, com destaque para as faixas "Todos os Lados", "Mickey Mouse em Moscou" e "Belos e Malditos". Em 1990 participam do festival Hollywood Rock, realizado em São Paulo e no Rio de Janeiro.

O álbum Eletricidade, lançado em 1991, marca o início de mudanças no Capital Inicial, começando pela gravadora. O álbum, lançado pela BMG, trazia uma versão para "The Passenger", de Iggy Pop, batizada de "O Passageiro", e composições como "Kamikaze" e "Todas as Noites". Neste mesmo ano, participam da segunda edição do festival Rock in Rio.

Em 1992, Bozzo Barretti deixa o grupo, e em 1993, divergências musicais e pessoais levam o vocalista Dinho Ouro Preto a seguir carreira solo. Enquanto isso, o Capital Inicial, agora com o santista Murilo Lima (ex-banda Rúcula) nos vocais, lança Rua 47 em 1994.

Em 1996 a banda lança Capital Inicial Ao Vivo, o primeiro pela Qualé Cumpadi Records, gravadora independente que a banda monta, e o segundo pela Rede Brasil Discos, atual Alpha Discos. Durante os próximos cinco anos a banda praticamente desaparece da mídia, levando muitos a acreditar que a banda tinha acabado. Mas a verdade é que a banda nunca parou de excursionar e fazer shows, e se manteve ativa numa época de baixa do rock brasileiro.

São Paulo, março de 1998, amadurecidos, com o respaldo do lançamento, pela Polygram, do álbum O Melhor do Capital Inicial, da constante execução de suas músicas pelas maiores emissoras de rádio e, principalmente, com o apoio dos fãs; que mantiveram o Capital Inicial vivo, seus quatro integrantes originais decidem voltar aos palcos. Dinho Ouro Preto, Loro Jones, Fê Lemos e Flávio Lemos voltam à estrada com um novo show, uma comemoração aos 15 anos da banda e aos 20 anos do nascimento do rock candango. O repertório traz sucessos, faixas pouco conhecidas e composições de bandas que fizeram parte da cena de Brasília nos anos 80, como Plebe Rude, Legião Urbana e Finis Africae.

Em julho do mesmo ano a banda assina com a gravadora Abril Music, e em setembro ruma para Nashville no Tennessee, EUA, onde gravam Atrás dos Olhos. Este disco é produzido por David Zá, que entre outros trabalhou com artistas como Prince, Billy Idol e Fine Young Cannibals. As músicas mais executadas desse disco foram "O Mundo" de Pit Passarell, baixista da banda Viper e amigo da banda, "1999" e "Eu Vou Estar". Todas essas músicas tiveram videoclipes com grande repercussão junto ao público da MTV, sendo que "O Mundo" concorreu a cinco prêmios na edição de 1999 do Video Music Brasil.

O ano de 1999 é dedicado à turnê brasileira e, ao longo dos shows, a banda, além dos antigos fãs, encontra um novo público, adolescentes que não conhecem seus primeiros discos. Então surge a ideia de fazer um disco ao vivo, juntando novos e antigos sucessos. Rapidamente esta ideia se transforma no projeto de um disco acústico, em parceria com a MTV.

O último ano do século 20 começa com a banda se preparando para a gravação do Acústico MTV, que acaba ocorrendo em março com a participação do cantor e compositor Kiko Zambianchi. O disco é lançado dia 26 de maio, e a primeira tiragem rapidamente se esgota nas principais lojas do Brasil. A primeira música escolhida para tocar nas rádios, "Tudo Que Vai", de Alvin L., Toni Platão e Dado Villa-Lobos, é amplamente executada em todo o país, e a banda vê reconhecido o seu empenho em fazer um disco acústico de rock simples, despojado, mas com a mesma atitude dos seus melhores discos. Isso fica claro em 2001 (ano da participação do grupo no terceiro Rock in Rio), quando o sucesso "Natasha" explode entre as músicas mais executadas nas rádios de todo o Brasil e faz com que as vendas do disco alcançassem mais de 1 milhão de cópias, colocando assim o Capital Inicial como uma das maiores bandas do rock brasileiro.
Em 2002, após a turnê "desplugada" o Capital volta com força total às guitarras fazendo um disco totalmente rock n' roll. Saída do Loro Jones, para carreira solo e fazendo ponta em Cinema em Brasília. Com Yves Passarel assumindo o posto de guitarrista, é lançado Rosas e Vinho Tinto. Os hits "A Sua Maneira" e "Mais" explodem nas rádios e o disco já alcança a marca de 200 mil cópias vendidas.

Após a turnê de giGAntE!, a banda se dedica a um antigo projeto, regravar as músicas da banda Aborto Elétrico (a banda que originou Capital Inicial e Legião Urbana) com os arranjos originais. Lançam em 2005, CD e DVD MTV Especial: Aborto Elétrico com algumas das canções da banda lendária de Brasília.

O álbum Eu Nunca Disse Adeus é lançado em 2007, com uma sonoridade diferente, tanto melódica quanto vocal, onde Dinho Ouro Preto faz uso de seu timbre grave, não abusando dos gritos que permearam Gigante e MTV Especial: Aborto Elétrico. Neste álbum destaque para as faixas, "A Vida É Minha (E Eu Faço o que Eu Quiser)", "Eu e Minha Estupidez", "Aqui", e o primeiro single "Eu Nunca Disse Adeus". Neste mesmo ano venceu o Prêmio Multishow 2007 na categoria Melhor Grupo.

Em 2008, lança o álbum ao vivo Multishow ao Vivo: Capital Inicial em Brasília para comemorar os 25 anos da carreira. O disco foi gravado em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, no dia 21 de abril, aniversário da cidade e que contou com mais de 1 milhão de pessoas na plateia. Participaram do show os músicos convidados Robledo Silva e Fabiano Carelli. A primeira música de trabalho do álbum é "Algum Dia", e a segunda é "Dançando com a Lua".

No sábado do dia 31 de outubro de 2009, a banda estava fazendo um show em Patos de Minas, Minas Gerais, quando Dinho Ouro Preto teve uma queda de três metros de altura do palco, assustando seus fãs do Brasil. Dinho sofreu traumatismo craniano leve e uma fratura na costela; e após cinco dias de internação, o cantor voltou para a UTI por causa de uma infecção.

No dia 30 de dezembro, o vocalista Dinho saiu do hospital, depois de quase um mês internado. A banda se encontra em estúdio para a gravação de seu novo álbum, Das Kapital, que está previsto para ser lançado no primeiro semestre de 2010.






Das Kapital: 2010
01. Ressureição
02. Depois da Meia-Noite
03. Como Se senti
04. Eu Quero Ser Como Você
05. A Menina Que Não Tem Nada
06. Não Sei Porque
07. Melhor
08. Vamos Comemorar
09. Eu Sei Quem Eu Sou
10. Marte Em Capricórnio
11. Vivendo e Aprendendo
ao vivo multshow 2008
 
  1. Intro
  2. Mais
  3. O Mundo
  4. Independência
  5. Como Devia Estar
  6. Geração Coca-cola
  7. Passos falsos
  8. Eu nunca Disse Adeus
  9. Não Olhe pra Trás
  10. Olhos Vermelhos
  11. Primeiros Erros (Chove)
  12. Algum Dia
  13. Por Enquanto
  14. A Vida é Minha (Eu Faço o Que Eu Quiser)
  15. Fátima
  16. Dançando com a Lua
  17. Natasha
  18. Que País é Esse?
  19. Mulher de Fases
  20. Quatro Vezes Você
  21. À Sua Maneira
  22. Fogo
  23. Veraneio Vascaína
  24. Música Urbana
DVD Aborto Elétrico MTV Especial: 2005
01. Tédio
02. Submissa
03. Despertar dos Mortos
04. Veraneio Vascaína
05. Anúncio de Refrigerante
06. Helicópteros no Céu
07. Química
08. Fátima
09. Love Song One
10. Construção Civil
11. Heroína
12. Conexão Amazônica
13. Ficção Científica
14. Música Urbana
15. Baader - Meinhof Blues Nº1
16. Que País É Esse?
17. Geração Coca-Cola
18. Benzina (Instrumental)
19. Ficção Científica (Trilha Extra)
20. Música Urbana (Trilha Extra)
21. Baader - Meinhof Blues Nº1 (Trilha Extra)
Gigante: 2004
01. Instinto Selvagem
02. Respirar Você
03. Sem Cansar
04. Seus Olhos
05. Não Olhe Para Trás
06. Sexo & Drogas
07. Perguntas Sem Respostas
08. Insônia
09. Maria Antonieta
10. Vendetta
11. Sorte
12. Gratidão
Luau MTV Capital Inicial: 2002
01. Natasha
02. Independência
03. Tudo Que Vai
04. Todas As Noites
05. Eu Vou Esperar
06. Primeiros Erros (Chove)
07. O Passageiro
08. Cai A Noite
09. O Mundo
Rosas e Vinho Tinto: 2002
01. 220 Volts
02. À Sua Maneira
03. Como Devia Estar
04. Inocente
05. Enquanto Eu Falo
06. Algum Dia
07. Quatro Vezes Você
08. Pra Ninguém
09. Olhos Vermelhos
10. Mais
11. Incondicionalmente
12. Falar de Amor não É Amar
13. Rosas & Vinho Tinto
14. Isabel
15. De Música Ligera - Bônus Track
16. Olhos Vermelhos (Acústico) - Bônus Track
Acústico MTV: 2000
01. O Passageiro
02. O Mundo
03. Todas as Noites
04. Tudo Que Vai
05. Independência
06. Leve Desespero
07. Eu Vou Estar (Participação Especial: Zélia Duncan)
08. Primeiros Erros
09. Cai a Noite
10. Natasha
11. Fogo
12. Fátima
13. Veraneio Vascaína
14. Música Urbana
Capital Inicial Millennium: 1999
01. Fátima
02. Leve Desespero
03. Pedra Na Mão
04. Música Urbana
05. Descendo O Rio Nilo
06. Mickey Mouse Em Moscou
07. Veraneio Vascaína
08. Independência
09. Autoridades
10. Belos E Malditos
11. Psicopata
12. Todos Os Lados
13. Ficção Científica
14. Blecaute
15. Mambo Club
16. No Cinema
17. 2001
18. Fogo
19. Rita
20. Vem Bater No Meu Tambor
Atrás dos Olhos: 1998
01. 1999
02. O Mundo
03. Estranha E Linda
04. Atrás Dos Olhos
05. Terceiro Mundo Digital
06. Eu Vou Estar
07. Assim Assado
08. Hotel Jean Genet
09. Paz No Matadouro
10. Religião
11. Amiga Triste
12. Giulia
Remixes: 1998
01. Fátima
02. Independência
03. Pedra Na Mão
04. Psicopata
05. Música Urbana
06. Todos Os Lados
07. Fogo
08. Belos E Malditos
09. Sob Controle
10. Fogo
11. Psicopata
12. Música Urbana
13. Mickey Mouse Em Moscou
Capital Inicial Ao vivo: 1996
01. Fátima
02. O passageiro (The passanger)
03. Mickey Mouse em Moscou
04. Podres poderes
05. Fogo
06. Belos e malditos
07. Autoridades
08. Projetos engavetados
09. Todas as noites
10. Música urbana
11. Jibóias's bar
12. Kamikaze
13. Leve desespero
14. Independência
15. Veraneio vascaína
16. Será que é amor
17. A manhã
Rua 47: 1995
01. Rua 47
02. A Lei da metralhadora
03. Pique Esconde
04. Desdêmona
05. Mil Vezes
06. A Saga do Homo Babaca
07. Soltem os Leões
08. Separação
09. Projetos Engavetados
10. Religião
11. Danação
12. Pele Vermelha
O Melhor do Capital Inicial: 1994
01. Música Urbana
02. Descendo O Rio Nilo
03. Pedra Na Mão
04. Autoridades
05. Belos E Malditos
06. Mickey Mouse Em Moscou
07. Psicopata
08. Independência
09. Todos Os Lados
10. Leve Desespero
11. Fogo
12. Veraneio Vascaína
13. Vem Bater No Meu Tambor
14. Fátima
Eletricidade: 1991
01. 21
02. O passageiro (The Passanger)
03. Eletricidade
04. Noite e Dia
05. Kamikaze
06. Nosso Fim
07. O Profeta
08. Cai a Noite
09. Chuva
10. Todas as Noites
11. Dance Animal Dance
12. Terra Prometida
13. Chamando Todos Os Carros
14. Aua-Aua !!!
Todos os Lados: 1989
01. Mambo Club
02. Mickey Mouse em Moscou
03. Vênus em Pedaços
04. Olhos Abertos
05. Belos e Malditos
06. Todos os Lados
07. Sem Direção
08. Absmo
09. Onde Começa Você
10. Pássaros de Guerra
11. 2001
Você Não precisa entender: 1988
01. A Portas Fechadas
02. Blecaute
03. Movimento
04. Pedra Na Mão
05. Ficção Científica
06. Limite
07. Rita
08. Fogo
09. O Céu
Independência: 1987
01. Independência
02. Autoridades
03. Palavras Ao Vento
04. Porque Nós
05. Arrepio
06. Espelho No Elevador
07. Fantasmas
08. Descendo O Rio Nilo
09. Prova
10. Vem Bater No Meu Tambor
Capital Inicial: 1986
01. Música Urbana
02. No Cinema
03. Psicopata
04. Tudo Mal
05. Sob Controle
06. Veraneio Vascaína
07. Gritos
08. Leve Desespero
09. Linhas Cruzadas
10. Cavalheiros
11. Fátima
compacto descendo o rio nilo 1985
lado a: descendo o rio nilo                                                                                                                          
lado b: leve desespero                                                                                                                                




                                                                                                        















Nenhum comentário:

Postar um comentário